terça-feira, 12 de abril de 2011

Avaliação Dietética!!

Quantas Refeições faz por dia:  É fundamental que você institua horários para a sua alimentação e que tente comer de 4 em 4 horas, no máximo. Com o corpo alimentado, você evita a hipoglicemia (queda do nível de açúcar no sangue), retardando a fome e a ansiedade de comer, além de não permitir que seu metabolismo fique mais lento. Ao contrário do que muita gente pensa, deixar de comer não emagrece! O hábito freqüente de pular refeições faz com que o organismo interprete que está em uma situação de emergência e diminui o metabolismo para poupar energia. Portanto, para manter seu organismo sempre ativo, o ideal é realizar, no mínimo, 5 refeições ao dia: café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde e jantar.

Horário do dia que mais tem fome: 
Procure se alimentar mais vezes ao dia, ou transferir algum alimento de outra refeição em que você tem menos fome para esse horário, ou para um pouco antes. Chegar à próxima refeição sem fome é a melhor estratégia para mantermos o poder de escolha dos alimentos. O ideal é que não sintamos muita fome ao longo do dia. A fome é resultado de uma série de sinais fisiológicos e emocionais que indicam a necessidade de ingestão de alimentos para reequilibrar e nutrir o organismo (manter estável a glicemia – taxa de glicose no sangue). Se o período da fome se prolongar, muitas vezes ela diminui e você pensa que não é preciso mais comer. Engano seu, esse reequilibrio ocorreu a duras penas. Nosso organismo degradou proteínas corporais para gerar a glicose necessária, pois não houve o consumo de alimentos para tal.

A noite, normalmente: 
À noite dê preferência a comer carboidratos com índice glicêmico mais baixo. Procure fazer sanduíches com pão integral, acrescentando alface, tomate. Use sucos de frutas naturais sem açúcar, queijos magros, frios com baixo teor de gordura ou atum ou, então, prefira os caldos de legumes.alimentos para reequilibrar e nutrir o organismo (manter estável a glicemia – taxa de glicose no sangue). Se o período da fome se prolongar, muitas vezes ela diminui e você pensa que não é preciso mais comer. Engano seu, esse reequilibrio ocorreu a duras penas. Nosso organismo degradou proteínas corporais para gerar a glicose necessária, pois não houve o consumo de alimentos para tal.

Utiliza adoçantes: 
O mais saudável de todos é a stevia, que é um adoçante natural extraído de uma planta. Mesmo que você ache o gosto estranho no início, vale a pena a troca. Senão, opte pelos adoçantes à base de ciclamato de sódio e sacarina sódica ou os à base de aspartame. Procure moderar o uso de adoçantes.

Costuma salgar à mesa: 
O acréscimo de sal como tempero deverá ficar restrito a 4 gramas ou 2 colheres rasas de café por dia.

Ao escolher os alimentos: 
Atenção ao consumo de alimentos light, pois não é porque têm seu valor calórico reduzido que podemos comê-los à vontade.

Come rápido(a): 
Coma devagar, mastigue bem os alimentos. Tente não se envolver em nenhuma outra atividade enquanto come, como por por exemplo ver televisão, ler ou falar ao telefone. Concentre-se no que está fazendo. Saboreie. Seu cérebro e seu estômago precisam de um certo tempo para se comunicar (pelo menos uns 20 minutos) e registrarem a saciedade. Se você come muito rápido você sempre come mais do que seria necessário para se saciar.

Possui geladeira no local de trabalho: 
Já que possui geladeira no local de trabalho você tem muito mais opções para levar, e comer entre as refeições. Tente escolher coisas saudáveis e com baixo teor de gordura.

Possui hábito de ler os rótulos dos alimentos: 
Leia sempre os rótulos do que compra para tentar encaixar no seu programa alimentar. Através dele você irá descobrir os alimentos que deve tentar evitar. Não olhe só as calorias totais . Veja a quantidade de gorduras saturadas, o teor de fibras, o de cálcio, ferro, a validade .... No entanto, não recomendamos que você substitua alimentos do seu programa com freqüência, já que ele foi especialmente elaborado para lhe oferecer uma alimentação saudável e balanceada.

É você que faz as compras da sua casa?: 
Você tem nas mãos o poder da escolha dos alimentos que entram na sua casa. Lembre-se que “o inimigo a gente mantém longe de casa”. Não compre aquilo que não se encaixa no seu programa alimentar e nunca vá às compras com fome ou estressado... Faça sempre um lanche ou uma refeição antes. Use e abuse das lojas de produtos naturais, mas fique atento às calorias. Muitos alimentos de lojas de produtos naturais são bastante calóricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário